Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
esportes
qual seu esporte favorito?
futebol
basquete
vôlei
futevolei
tênis
boxe
mma
futebol de areia
Ver Resultados

Rating: 3.9/5 (796 votos)




ONLINE
26





Partilhe este Site...



Albert Einstein nasceu em Ulm (Württemberg, sul da Alemanha) no dia 14 de março de 1879. Seu pai, Hermann Einstein, possuía uma oficina eletrotécnica e tinha um grande interesse por tudo que se relacionasse com invenções elétricas. Não obstante, seus negócios não prosperavam e, logo que seu filho nasceu, viu-se obrigado a se transferir para uma cidade maior, na esperança de que as finanças melhorassem. Escolheu Munique, capital da Bavária, porque já poderia abrir uma oficina em sociedade com irmão Jacob.

Foi nessa cidade que Albert recebeu sua educação primária e secundária. Quando criança, não apresentava nenhum sinal de genialidade; muito pelo contrário, seu desenvolvimento se deu de modo bastante moroso até a idade de nove anos. No entanto, a sua paixão em contemplar os mistérios da Natureza começou muito cedo - aos quatro anos - quando ficou maravilhado com uma bússola que ganhara de presente do pai. "Como é que uma agulha pode se movimentar, flutuando no espaço, sem auxílio de nenhum mecanismo?" - perguntava a si mesmo.
Na escola, Albert sentia grande dificuldade para se adaptar às normas rígidas do Estudo. Os professores eram muito autoritários e exigiam que os alunos soubessem tudo de cor.

Geografia, história e francês eram os seus grandes suplícios; preferia mais as matérias que exigiam compreensão e raciocínio, tal como a matemática.
Ao mesmo tempo, seu tio Jacob ia lhe transmitindo as primeiras noções de álgebra e geometria. Aos doze anos, ganhou um livro de geometria elementar e, a partir daí, seu gosto pela matemática se ampliou cada vez mais.
Um de seus professores mais exasperados, chegou a dizer que Albert nunca iria servir para nada e que, além disso, sua presença desatenta em classe era considerada negativa, porquanto influenciava seus colegas, o que o levou a ser suspenso várias vezes.
Quando estava no último ano do ginásio, seu pai viu-se forçado novamente a mudar de cidade. Mais uma vez os negócios haviam fracassado.

Desta vez decidira emigrar para a Itália e se estabelecer em Milão. Mas Albert permaneceu mais um ano em Munique a fim de concluir seus estudos secundários. No meio do ano, conseguiu uma dispensa médica e foi passar uma temporada com a família na Itália. Retomou os estudos na Escola Cantonal de Aarau e obteve o diploma que lhe permitiu prestar exame para admissão na Universidade.

Fez seus estudos superiores na Escola Politécnica de Zurique e, em 1900, Graduou-se em Matemática e Física. Durante esse período não chegou a ser um excelente aluno - sobretudo pelo fato de já estar fascinado por algumas questões que o absorviam completamente - enquanto que o curso exigia um estudo mais superficial devido ao grande número de matérias que eram ministradas.

Em suas notas autobiográficas, Einstein conta que nessa ficou tão enfastiado das questões científicas que, logo depois de se formar, passou um ano inteiro sem ler as revistas especiais que eram publicadas. Isto possivelmente pelo fato de já haver, durante o curso, feito a leitura de todos os grandes cientistas da época - particularmente Helmholtz, Hertz e Boltzmann - adiantando-se ao programa estabelecido pela Faculdade. Preferia ficar lendo em casa a ir assistir às aulas.

Um de seus professores de matemática, Hermann Minkowski, que mais tarde foi o primeiro a interpretar geometricamente a Teoria da Relatividade Restrita, quando viu o artigo de Einstein publicado na revista Annalen der Physik , em 1905, ficou estarrecido. "Será que é o mesmo Einstein?" - comentou com um colega - "E quem era aquele meu aluno há alguns anos atrás? Naquela época ele parecia conhecer muito pouco do que lhe era ensinado!"
Depois de se formar, Einstein procurou emprego durante muito tempo.

Enquanto isso, dedicava algumas horas do dia lecionando numa escola secundária. O emprego que mais queria, o de professor-assistente na sua Universidade, havia malogrado. Então, 1902, Grossmann, um colega de faculdade, consegue-lhe um emprego como técnico especializado no Departamento Oficial de Registro de Patentes de Berna, onde Einstein permaneceu até 1909, quando a Universidade de Zurique convida-o para o cargo de professor.
Em 1903, casou-se com uma antiga colega de classe - Mileva Maric.

Desse casamento nasceram dois filhos: Hans Albert (professor de hidráulica em Berkeley, Califórnia, USA) e Eduard. O casamento não foi bem sucedido, resultando em divórcio em 1913.
Os anos que Einstein viveu em Berna foram muito alegres e profícuos. Podia ele tocar seu violino, cujo prazer imenso propiciava-lhe alegres momentos de relaxamento.

Contando com o salário do registro de patentes para assegurar-lhe uma vida modesta, e com obrigações profissionais pouco exigentes, sobrava-lhe tempo para a contemplação. Liberto, então, de preocupações rotineiras, seu raciocínio criador pôde se desenvolver a passos largos. Seus três célebres enunciados de 1905 foram insuperáveis em brilhantismo lógico e ousadia.
Juntamente com seus amigos Conrad Habicht (matemático) e Maurice Solovine (filósofo), Einstein fundou a Academia Olímpia, de cujas animadas reuniões ele ainda se lembrava nostalgicamente no fim de sua vida. Solovine narra com entusiasmo e episódio de quando ele resolveu faltar a uma das reuniões para assistir a um concerto.

A sua ausência foi logo vingada. Ao retornar, encontrou seu quarto imerso em fumaça e sua cama coberta de fumo barato de cachimbo, o que lhe provocou imediatas náuseas, pois não tolerava de maneira alguma o cheiro da fumaça de tabaco. As reuniões eram centradas na discussão de livros filosóficos de Pearson, Hume, Mach, Riemann, Spinoza e Poincaré, as quais, freqüentemente, se estendiam até o amanhecer.

Inversamente, nos últimos anos de sua existência, Einstein raramente tinha paciência para ler tratados científicos, e tinha de depender de seus amigos para se manter informado acerca de trabalhos desenvolvidos por outros cientistas.
Em 1907, Einstein tenta obter a Venia Legendi ( direito para magistrar em faculdades) na Universidade de Berna.

Como dissertação inaugural, apresentou o artigo de 1905 intitulado "Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento" (nessa época ainda extremamente controvertido), trabalho que o professor de física experimental recusou e criticou violentamente. Einstein se ressentiu com o fato que adiava novamente seu ingresso no magistério universitário. No entanto, meses mais tarde por insistência de seus amigos, tenta novamente e, desta vez, é admitido.
Rapidamente sua reputação ultrapassa os percalços iniciais, e Einstein começa a receber uma série de convites de universidades importantes. No início de 1909, a Universidade de Zurique convida-o para assumir uma cadeira, como professor-assistente, por três semestres.
O seu superior no Registro de Patentes não tinha a menor idéia das atividades que o cientista desenvolvia para além dos domínios do Departamento, de modo que, quando Einstein apresentou seu pedido de demissão, quis saber o motivo. Einstein contou que haviam lhe oferecido um cargo de professor na Universidade de Zurique.

O superior pediu para deixar de brincadeiras, pois ninguém jamais iria acreditar numa história absurda como aquela. No entanto, o absurdo era verdade, e Einstein deixou Berna e mudou-se para Zurique.
Como professor, não era eloqüente em suas exposições, em parte porque não dispunha de tempo para se preparar, e em parte porque não apreciava desempenhar o papel de dono da sabedoria.

Alguns alunos sentiam-se atraídos pela sua figura, devido à extrema simplicidade e modéstia que possuía.
Em 1911, Universidade Germânica de Praga (nessa época a capital da província austríaca da Boêmia), convidou-o para a cátedra de Física Teórica, na qualidade de professor-catedrático. A situação social e política de Praga não o atraía muito, mas seus três semestres contratuais estavam se findando. Foi quando a Escola Politécnica de Zurique ofereceu-lhe o cargo de professor catedrático. Em 1912, deu início, então, às sonhadas aulas na universidade onde estudara. Mas elas não prosseguiram por muito tempo.

Em 1913, o grande físico Max Planck e o célebre físico-químico Walter Nernst visitaram-no pessoalmente, convidando-o para o cargo de diretor de Física do Kaiser Wilhelm Institute, em Berlim, sucedendo Jacobus Hendricus Van't Hoff, que falecera em 1910. Einstein aceitou seus trabalhos em Zurique em abril de 1914. Nesse novo emprego, liberado do compromisso com as aulas, pôde concentrar-se integralmente nas pesquisas científicas.
Começa então uma nova fase de realizações na vida de Einstein. Berlim, nessa época era um dos maiores centros intelectuais do mundo.

A proximidade com Planck, Laue, Rubens e Nernst teve efeito eletrizante nas idéias de Einstein. Suas pesquisas sobre os fenômenos gravitacionais, originadas em Zurique, puderam ser brilhantemente finalizadas e apresentadas à Academia Prussiana de Ciências em 4 de novembro de 1915, sob o título de Teoria da Relatividade Generalizada.
Einstein solucionara o problema da harmonia celeste. Segundo ele, todas as tentativas anteriores para esclarecer a estrutura do Universo tinham se baseado numa suposição falsa: os cientistas julgavam que o que parecia verdadeiro a eles , quando observavam o Universo de sua posição relativa, devia ser verdadeiro para todos os que observavam o Universo de todos os outros pontos de vista.

Para Einstein, não existia essa verdade absoluta. A mesma paisagem podia ser uma coisa para o pedestre, outra coisa totalmente diversa para o motorista, e ainda outra coisa diferente para o aviador. A verdade absoluta somente podia ser determinada pela soma de todas as observações relativas.
Em oposição à doutrina newtoniana, Einstein declarava que tudo se acha em movimento (e não que tendem a permanecer em repouso).

E explicava que as velocidades dos diversos corpos em movimento no Universo são relativas umas às outras. A única exceção a essa relatividade do movimento, era a velocidade constante da luz, a maior que conhecemos, constituindo o fator imutável de todas as equações da velocidade relativa dos corpos em movimento. Além da velocidade, a lei da relatividade aplicava-se também à direção de um corpo em movimento.

Por exemplo, ao deixar cair uma pedra do alto de uma torre ao solo, para nós parecerá que caiu em linha reta; para um observador hipotético (pessoa ou um instrumento registrador) situado no espaço, a pedra descreveria uma linha curva, porquanto se registraria não só o movimento da pedra sobre o nosso planeta, mas também o movimento do planeta em redor do seu eixo; e para um terceiro observador, em outro planeta sujeito a um movimento diferente da Terra, a pedra descreveria outra linha diferente.

Todas as trajetórias, ou direções, de um corpo em movimento eram, pois, relativas aos pontos de onde se observava o deslocamento desse corpo. Ainda havia um terceiro fator na relatividade: o tamanho de um corpo em movimento. Todos os corpos se contraem ao mover-se: para um observador num trem em grande velocidade, o trem é mais comprido que para um observador que o vê da margem da via férrea; a contração de um objeto em movimento aumentaria proporcionalmente à velocidade.

Uma vara que mede uma jarda em estado de repouso, ficaria reduzida a zero se posta em movimento com a velocidade da luz. O espaço, pois, era relativo. E o mesmo se podia dizer do tempo: o passado, o presente e o futuro não passariam de três pontos no tempo, como os três pontos do espaço ocupados, por exemplo, por três cidades (Washington, New York e Boston). Segundo Einstein, cientificamente falando, era tão lógico viajar de amanhã para ontem como viajar de Boston a Washington.

Se um homem pudesse deslocar-se com uma velocidade superior à da luz, alcançaria o seu passado e teria a data do seu nascimento relegada para o futuro; veria os efeitos antes das causas, e presenciaria os acontecimentos antes que eles sucedessem realmente. Cada planeta possui o seu sistema cronométrico próprio, diferente de todos os outros. O sistema da Terra, longe de constituir uma medida absoluta do tempo para toda parte, não passa de uma tabela do movimento do nosso planeta em redor do Sol.

O dia é uma medida de movimento através do espaço. Nossa posição no tempo depende inteiramente da nossa situação no espaço. A luz que nos traz a imagem de uma estrela distante, pode ser a estrela de milhões de anos atrás; um acontecimento ocorrido na Terra há milhares de anos só agora poderia estar sendo presenciado por um observador em outro planeta, que, por conseguinte, o considera como um episódio anual. O que é hoje em nosso planeta, pode ser ontem num outro planeta, e amanhã em um terceiro, pois o tempo é uma dimensão do espaço, e o espaço é uma dimensão do tempo.

Para Einstein, o Universo era uma continuidade espaço-tempo; um dependia do outro. Ambos deviam ser encarados como aspectos coordenados da concepção matemática da realidade. O mundo não era tridimensional - consistia nas três dimensões do espaço e numa Quarta dimensão adicional: o tempo.
Mais tarde, concluiu ainda Einstein, sobre os fenômenos gravitacionais, que não existe embaixo nem em cima no Universo, no sentido de que os objetos caíam por serem puxados para baixo na direção de um centro de gravitação. "O movimento de um corpo se deve unicamente à tendência da matéria para seguir o caminho de menor resistência."

Os corpos, no espaço, escolheriam os caminhos mais fáceis e evitariam os mais difíceis; não havia mais motivo para admitir a existência de uma força de gravitação absoluta. Einstein provou, por meio de uma série de fórmulas matemáticas, a curvatura do espaço, cujo ponto principal da teoria é: a distância mais curta entre dois pontos não é uma linha reta, mas uma linha curva, pois que o Universo consiste numa série de colinas curvas, e todos os corpos do Universo caminham em redor das ladeiras curvas dessas colinas.

Na verdade, não existe movimento em linha reta em nosso Universo. Um raio de luz, que viaje de uma estrela remota em direção à Terra, é desviado ao passar pela ladeira do espaço que rodeia o Sol. Einstein calculou matematicamente o ângulo reto desse desvio, que foi revelado correto no eclipse de 1919.
Esse trabalho, fruto de anos de intensas pesquisas, acabou por reafirmar o seu reconhecimento por parte da comunidade científica do mundo todo. Sua influência se fez sentir em praticamente todos os campos da física. Tendo praticamente todo o seu tempo absorvido no desenvolvimento de suas idéias, a tarefa de leitura de escritos científicos ficou a cargo do "Physics Coloquium" - organizado por von Laue, professor de Física na Universidade de Berlim - , que acabou por se tornar a sede comum de encontro de vários físicos acadêmicos e de laboratoristas industriais de Berlim.

No início de cada semestre, Laue investigava a literatura internacional sobre física, separava os artigos mais importantes e enviava-os a alguns comentadores voluntários que os representavam brilhantemente nas reuniões que se davam semanalmente. Ninguém que participasse desses encontros poderia se esquecer do espetáculo quase mítico de ver entrando em cena homens como Rubens, Nernst, Planck, Einstein, Laue - uma verdadeira tela onde se viam pintados os maiores físicos da época - tomando seus lugares na primeira fila.
Einstein estava sempre presente nesses encontros e participava das discussões com grande entusiasmo.

Mantinha-se longe de qualquer dogmatismo e era capaz de se colocar, às vezes, em posições completamente opostas às suas próprias convicções, em marcante contraste com Planck, que participava sempre de modo mais neutro, sendo mais reservado em suas respostas.
A relação entre esses dois mestres do pensamento físico era particularmente interessante. Einstein sentia grande admiração e carinho para com seu colega mais velho, mas sua abordagem filosófica em relação aos seus objetivos de pesquisa era diferente. O entusiasmo de Planck pela teoria originava-se de sua profunda convicção da existência da harmonia fundamental entre o nosso pensamento racional e a estrutura do mundo físico.

Para Planck, a observação aparecia como a confirmação da teoria, mais do que como a premissa básica na qual a teoria deveria se fundamentar. Em conseqüência, Planck foi radicalmente contra o pensamento positivista de Ernst Mach, que considerava primitivo e anti-intelectual. Einstein defendeu Mach perante Planck e era inclinado a dar importância prioritária às observações. Essa atitude mudou radicalmente sob o impacto da relatividade generalizada, teoria que produziu profundo efeito em seu criador. Apesar de sua conversão Ter sido lenta, ela foi definitiva: de 1930 até o fim de sua vida, Einstein adotou a visão platônica, que era, em sua essência, idêntica à própria filosofia de Planck.

Esse dualismo peculiar explica a enigmática abordagem que esses dois físicos tinham da teoria dos quanta. Planck descobriu os quanta através da sua lei de radiação, de 1900, mas essa descoberta, de certa maneira, era contrária aos seus próprios desejos, porque a emissão peculiar de energia, sob a forma de discretos pacotes não podia ser explicada em bases racionais. De fato, a descoberta de Planck continuou estéril até que Einstein, em 1905, percebeu que a derivação de Planck na sua própria lei não estava errada e, efetivamente, deveria ser substituída por uma suposição muito mais avassaladora.

A partir desse instante, Einstein ficou cada vez mais interessado na estrutura da radiação e compartilhou com Bohr na indiscutida liderança da teoria dos quanta.
Em 1919, Einstein casou-se com sua prima Elsa, adotando as duas filhas do primeiro casamento dela: Ilse e Margot.
A confirmação da Teoria da Relatividade Generalizada por duas expedições inglesas que fizeram observações durante um eclipse solar em 1919, tornaram-no reconhecido mundialmente.

Sua audácia de investigação o tornou insuperável, e sua teoria revolucionária fez mudar os principais conceitos físicos que explicavam o Universo até então. Com tal feito, não havia dúvida de que Einstein era um dos maiores gênios que a humanidade já havia produzido.
A residência de Einstein, perto da Bayrischer Platz, tornou-se parada obrigatória de todos os filósofos, artistas e cientistas de renome que se dirigiam a Berlim. A publicidade não agradava Einstein, mas não havia maneira de escapar a ela. Preferia se isolar no pequeno estúdio que fora construído especialmente para ele, na parte superior da casa. Era lá que ele recebia seus assistentes e colaboradores, e ajudava a resolver os detalhes matemáticos de suas idéias geniais.

Ocasionalmente, reunia-se com os amigos e realizavam concertos, onde em geral tocava como segundo violino. Isso constituía agradável entretenimento que o relaxava e divertia bastante, fazendo-o esquecer por instantes o mundo da fama e de muitas responsabilidades para a ciência.
Nessa mesma época começavam a se organizar na Alemanha grupos nacionalistas extremistas.

O fato de Einstein ser judeu, somado à sua posição contrária à toda forma de nacionalismo e militarismo, e ainda à sua fama mundial, aumentaram a inveja e o ódio dos imperialistas reacionários, que se organizaram contra ele, sob a égide do físico ultranacionalista Philipp von Lenard. E as ações desse grupo se tornaram ainda mais ofensivas após 1921, quando Einstein recebeu o prêmio Nobel.

Ele foi ficando cada vez mais alarmado, principalmente após o assassinato de Walter Rathenau, ministro das Relações Exteriores da Alemanha e seu amigo íntimo. Apesar de ter possibilidades de mudar para qualquer outro lugar fora da Alemanha, decidiu permanecer em Berlim para não se afastar do excelente clima científico que lá existia. No entanto, a vitória do partido nazista em 1933, compeliu-o a desistir de continuar em seu país natal. Demitiu-se da Academia Prussiana de Ciências através de carta datada de 28 de março de 1933. Suas posses foram confiscadas e sua cidadania alemã (da qual ele já havia renunciado voluntariamente) foi cassada e, quando a situação se tornou insustentável, já não estava mais na Alemanha.

Durante o ano de 1921, Einstein viajara aos Estados Unidos, onde fora recebido com inigualável entusiasmo. Nenhum monarca reinante havia recebido tão boa acolhida quanto ele. Milhares de pessoas tinham comparecido às ruas Nova York para saudá-lo, quando passara desfilando em carro aberto. Dez anos mais tarde, as mesmas cenas se repetiram em Los Angeles, quando Charles Chaplin foi à estação para recepcioná-lo e levá-lo através das ruas de Hollywood. Este, virando-se para Einstein, disse: 'Você vê, eles aplaudem a mim porque todos me entendem; a você eles aplaudem porque ninguém o entende.'

De 1930 a 1933, Einstein esteve em Pasadena, no Instituto Tecnológico da Califórnia, onde trabalhou no recém-fundado Instituto para Estudos Superiores de Princeton. Tornou-se cidadão americano em 1940.
Sua participação no projeto Manhattan foi inteiramente acidental e muito lamentada mais tarde, se bem que o projeto teria se concretizado mesmo sem a sua participação.

Em 1939, foi persuadido a escrever uma carta ao presidente Rooselvelt, recomendando a aceleração das pesquisas que levariam à criação da bomba atômica. O contexto histórico praticamente o obrigou a tal atitude: os alemães estavam também desenvolvendo idêntico projeto e, se viessem a produzir a bomba antes, os efeitos poderiam ser muito mais trágicos.

A destruição de Hiroshima pela bomba atômica, porém, constituiu-se no pior dia de sua vida.
Suas convicções democráticas e sentimentos humanitários foram freqüentemente desafiados pela incessante onda de agressividade que caracterizou a atmosfera social e política do pós-guerra. Mesmo assim, Einstein defendeu abertamente todos os princípios da liberdade nos difíceis anos do macartismo.
Os últimos 22 anos de Einstein foram vividos em Princeton, em relativo isolamento.

Lecionava na Universidade e continuava seus estudos, que nessa época eram integralmente dedicados à sua teoria gravitacional. Almejava chegar à Teoria do Campo Unificado que permitiria englobar todos os fenômenos gravitacionais e eletromagnéticos, como emanações de uma única estrutura lógica. Depois de muito insucesso nas suas tentativas, conseguiu elaborar um esquema que era uma generalização formal das equações gravitacionais. Seus contemporâneos, no entanto, longe de se interessarem por esquemas de pesquisa e por modelos matemáticos, que eram mais adequados a uma série de fenômenos em estudo, acabaram por se afastar da linguagem utilizada por Einstein, criando assim, um imenso abismo de incompreensão entre eles e a novas gerações de físicos teóricos, ao contrário dos tempos de Berlim, onde a sua palavra era a de mestre absoluto.

Em 1952, o recém-fundado Estado de Israel ofereceu a Einstein a honraria de ser o seu presidente, em substituição a Chaim Weizmann, primeiro presidente recém-falecido. Apesar de Einstein Ter sua origem em um meio judaico assimilado, ele sempre manteve em sua vida os dois preceitos básicos do judaísmo: Justiça e Caridade. O caráter democrático e humanitário das Leis Mosaicas haviam penetrado profundamente em sua consciência e a magnífica poesia do Velho Testamento causava-lhe profunda admiração.

Ele logo reconhecera a urgente necessidade de se criar uma nação para o seu povo já tão perseguido, e passara a acompanhar com vivo entusiasmo os altos e baixos da nova nação. Todavia, ele não podia aceitar a honra de ser seu presidente, porque seu temperamento não se adaptava bem aos cargos e funções sociais e administrativas exigidas. Nesta época, chegou a declarar à viúva de Weizmann, que não podia aceitar o cargo porque não entendia nada de relações sociais; entendia apenas um pouco de matemática.

Ademais não desejava se dedicar a um só país, pois seu interesse era a humanidade.
Einstein sempre pareceu mais velho do que realmente era. A efervescência intelectual esgotou prematuramente suas reservas físicas. Mais de uma vez em sua existência ficou gravemente enfermo, porém sempre com uma boa chance de recuperação. Mas em 1954, o rápido declínio de suas forças físicas se manifestou de forma alarmante. Quando, em abril de 1955, ele foi transferido para o hospital de Princeton, sentiu que o fim havia chegado. Na manhã de 18 de abril, sua vida se extinguiu.

Morreu com a mesma simplicidade e humildade com que sempre viveu: calma e imperturbavelmente, sem remorsos.
"A serenidade de sua morte ensina-nos como devemos viver" - foram as palavras de sua filha adotiva Margot.
"O homem livre em nada pensa menos que na morte; e sua sabedoria não é uma meditação da morte, mas da vida", disse o grande filósofo Baruch Spinoza, de quem Einstein foi um grande admirador.
Einstein foi um homem livre.


Todos os codigos do gta san andreas ps2.
Todos os codigos do gta san andreas ps2.

1-$250 mil, energia e escudo no maximo:

Durante o jogo pressione: R1, R2, L1, X, ESQUERDA, BAIXO, DIREITA, CIMA, ESQUERDA, BAIXO, DIREITA, CIMA.

2-Mais Musculos:

Durante o jogo pressione: TRIANGULO, CIMA, CIMA, ESQUERDA, DIREITA, QUADRADO, CIRCULO, ESQUERDA.

3-Ficar Magrinho:

Durante o jogo pressione: TRIANGULO, CIMA, CIMA, ESQUERDA, DIREITA, QUADRADO, CIRCULO, DIREITA.

4-Pilote um Aviao:

Durante o jogo pressione: CIRCULO, CIMA, L1, L2, BAIXO, R1, L1, L1, ESQUERDA, ESQUERDA, X, TRIANGULO.

5-Trafego Agressivo:

Durante o jogo pressione: R2, CIRCULO, R1, L2, ESQUERDA, R1, L1, R2, L2

6-Trafego Negro:

Durante o jogo pressione: CIRCULO, L2, UP, R1, ESQUERDA, X, R1, L1, ESQUERDA, CIRCULO.

7-Trafego rosa:

Durante o jogo pressione: CIRCULO, L1, BAIXO, L2, ESQUERDA, X, R1, L1, DIREITA, CIRCULO.

8-Exploda Todos os Carros:

Durante o jogo pressione: R2, L2, R1, L1, L2, R2, QUADRADO, TRIANGULO, CIRCULO, TRIANGULO, L2, L1.

9-Recompensa Por Sua Cabeca:

Durante o jogo pressione: BAIXO, CIMA, CIMA, CIMA, X, R2, R1, L2, L2.

10-Dirigir na agua:

Durante o jogo pressione: DIREITA, R2, CIRCULO, R1, L2, QUADRADO, R1, R2.

11-Relogio mais rapido:

Durante o jogo pressione: CIRCULO, CIRCULO, L1, QUADRADO, L1, QUADRADO, QUADRADO, QUADRADO, L1, TRIANGULO, CIRCULO, TRIANGULO.

12-Carros mais rapidos:

Durante o jogo pressione: DIREITA, R1, CIMA, L2, L2, ESQUERDA, R1, L1, R1, R1.

13-Barcos voadores:

Durante o jogo pressione: R2, CIRCULO, CIMA, L1, DIREITA, R1, DIREITA, CIMA, QUADRADO, TRIANGULO.

14-Tanque de Guerra Rhino:

Durante o jogo pressione: CIRCULO, CIRCULO, L1, CIRCULO, CIRCULO, CIRCULO, L1, L2, R1, TRIANGULO, CIRCULO, TRIANGULO.

15-Carro Hotring Racer #101:

Durante o jogo pressione: R1, CIRCULO, R2, DIREITA, L1, L2, X, X, QUADRADO, R1.

16-Carro Stretch:

Durante o jogo pressione: R2, CIMA, L2, ESQUERDA, ESQUERDA, R1, L1, CIRCULO, DIREITA.

17-Carro Bloodring Banger:

Durante o jogo pressione: BAIXO, R1, CIRCULO, L2, L2, X, R1, L1, ESQUERDA, ESQUERDA.

18-Carro Caddy:

Durante o jogo pressione: CIRCULO, L1, CIMA, R1, L2, X, R1, L1, CIRCULO, X.

19-Carro Rancher:

Durante o jogo pressione: CIMA, DIREITA, DIREITA, L1, DIREITA, CIMA, QUADRADO, L2.

20-Carro Trashmaster:

Durante o jogo pressione: CIRCULO, R1, CIRCULO, R1, ESQUERDA, ESQUERDA, R1, L1, CIRCULO, DIREITA.

21-Carro Romero:

Durante o jogo pressione: BAIXO, R2, BAIXO, R1, L2, ESQUERDA, R1, L1, ESQUERDA, DIREITA.

22-Anoitecer:

Durante o jogo pressione: R2, X, L1, L1, L2, L2, L2, TRIANGULO.

23-Pedestres Revoltados (Nao pode ser desativado):

Durante o jogo pressione: BAIXO, ESQUERDA, CIMA, ESQUERDA, X, R2, R1, L2, L1.

24-Pedestres atacam (Nao pode ser dsligado):

Durante o jogo pressione: BAIXO, CIMA, CIMA, CIMA, X, R2, R1, L2, L2.

25-Pedestres com armas:

Durante o jogo pressione: R2, R1, X, TRIANGULO, X, TRIANGULO, CIMA, BAIXO.

26-Direcao perfeita:

Durante o jogo pressione: TRIANGULO, R1, R1, ESQUERDA, R1, L1, R2, L1.

27-Sol:

Durante o jogo pressione: R2, X, L1, L1, L2, L2, L2, QUADRADO.

28-Chuva:

Durante o jogo pressione: R2, X, L1, L1, L2, L2, L2, CIRCULO.

29-Neblina:

Durante o jogo pressione: R2, X, L1, L1, L2, L2, L2, X.

30-Jogo mais rapido:

Durante o jogo pressione: TRIANGULO, CIMA, DIREITA, BAIXO, L2, L1, QUADRADO.

31-Jogo mais lento:

Durante o jogo pressione: TRIANGULO, CIMA, DIREITA, BAIXO, QUADRADO, R2, R1.

32-Suicidio:

Durante o jogo pressione: DIREITA, L2, BAIXO, R1, ESQUERDA, ESQUERDA, R1, L1, L2, L1.

33-Abaixar Nivel Procurado:

Durante o jogo pressione: R1, R1, CIRCULO, R2, CIMA, BAIXO, CIMA, BAIXO, CIMA, BAIXO.

34-Aumentar Nivel Procurado:

Durante o jogo pressione: R1, R1, CIRCULO, R2, ESQUERDA, DIREITA, ESQUERDA, DIREITA, ESQUERDA, DIREITA.

35-Armas Nivel 1 (Bat, Pistol, Shotgun, Mini SMG, AK 47, Rocket Launcher, Molotov Cocktail, Spray Can, Brass Knuckles):

Durante o jogo pressione: R1, R2, L1, R2, ESQUERDA, BAIXO, DIREITA, CIMA, ESQUERDA, BAIXO, DIREITA, CIMA.

36-Armas Nivel 2 (Knife, Pistol, Sawnoff Shotgun, Tec 9, Sniper Rifle, Flamethrower, Grenades, Fire Extinguisher):

Durante o jogo pressione: R1, R2, L1, R2, ESQUERDA, BAIXO, DIREITA, CIMA, ESQUERDA, BAIXO, BAIXO, ESQUERDA.

37-Armas Nivel 3 (Chainsaw, Silenced Pistol, Combat Shotgun, M4, Bazooka, Plastic Explosive):

Durante o jogo pressione: R1, R2, L1, R2, ESQUERDA, BAIXO, DIREITA, CIMA, ESQUERDA, BAIXO, BAIXO, BAIXO.

34-Modo ET:

Durante o jogo pressione: TRIANGULO, QUADRADO, CIRCULO, CIRCULO, QUADRADO, CIRCULO, CIRCULO, L1, L2, L2, R1, R2.

35-Todos os habitantes sao garotas sensuais:

Durante o jogo pressione: CIMA, CIMA, BAIXO, BAIXO, QUADRADO, CIRCULO, L1, R1, TRIANGULO, BAIXO.

36-Saltos com veiculos:

Durante o jogo pressione: ESQUERDA, DIREITA, L1, L2, R1, R2, R2, CIMA, BAIXO, DIREITA, L1.

37-Veiculo da morte:

Durante o jogo pressione: L1, L2, L2, CIMA, BAIXO, BAIXO, CIMA, R1, R2, R2.

38-Caminhao monstro:

Durante o jogo pressione: DIREITA, CIMA, R1, R1, R1, BAIXO, TRIANGULO, TRIANGULO, X, CIRCULO, L1, L1.

39-Barcos que voam:

Durante o jogo pressione: R2, CIRCULO, CIMA, L1, DIREITA, R1, DIREITA, CIMA, QUADRADO, TRIANGULO.

40-Overcast:

Durante o jogo pressione: R2, X, L1, L1, L2, L2, L2, QUADRADO.

41-Todos os veiculos sao motos de entrega de pizza e pedestres atendentes de fast food ou palhacos:

TRIANGULO, TRIANGULO, L1, QUADRADO, QUADRADO, CIRCULO, QUADRADO, BAIXO, CIRCULO.

42-Municao ilimitada:

L1, R1, QUADRADO, R1, ESQUERDA, R2, R1, ESQUERDA, QUADRADO, BAIXO, L1, L1.

43-Energia ilimitada e outras imunidades:

BAIXO, X, DIREITA, ESQUERDA, DIREITA, R1, DIREITA, BAIXO, CIMA, TRIANGULO.

44-Nivel de perseguicao travado:

CIRCULO, DIREITA, CIRCULO, DIREITA, ESQUERDA, QUADRADO, TRIANGULO, CIMA.

45-Nivel de persegucao insano(6estrelas):

CIRCULO, DIREITA, CIRCULO, DIREITA, ESQUERDA, QUADRADO, X, BAIXO.

46-Kit de armamento completo para motorista:

CIMA, CIMA, QUADRADO, L2, DIREITA, X, R1, BAIXO, R2, CIRCULO.

47-Folego ilimitado:

BAIXO, ESQUERDA, L1, BAIXO, BAIXO, R2, BAIXO, L2, BAIXO.

48-Super soco:

CIMA, ESQUERDA, X, TRIANGULO, R1, CIRCULO, CIRCULO, CIRCULO, L2.

49-Saltos dez vezes mais altos:

CIMA, CIMA, TRIANGULO, TRIANGULO, CIMA, CIMA, ESQUERDA, DIREITA, QUADRADO, R2, R2.

50-Respeito(respect)no maximo:

L1, R1, TRIANGULO, BAIXO, R2, X, L1, CIMA, L2, L2, L1, L1.

51-Sexy(sex appeal)no maximo:

CIRCULO, TRIANGULO, TRIANGULO, CIMA, CIRCULO, R1, L2, CIMA, TRIANGULO, L1, L1, L1.

52-Nunca sentir fome:

QUADRADO, L2, R1, TRIANGULO, CIMA, QUADRADO, L2, CIMA, X.

53-Sem musculos(muscle)ou gordura(fat):

TRIANGULO, CIMA, CIMA, ESQUERDA, DIREITA, QUADRADO, CIRCULO, DIREITA.

54-Todos os pedestres sao Elvis:

L1, CIRCULO, TRIANGULO, L1, L1, QUADRADO, L2, CIMA, BAIXO, ESQUERDA.

55-Garotas de programa com acessorios:

QUADRADO, DIREITA, QUADRADO, QUADRADO, L2, X, TRIANGULO, X, TRIANGULO.

56-Sem pedestres ou policia, somente gangues:

L2, CIMA, R1, R1, ESQUERDA, R1, R1, R2, DIREITA, BAIXO.

57-Sem pedestres mas com trafego:

X, BAIXO, CIMA, R2, BAIXO, TRIANGULO, L1, TRIANGULO, ESQUERDA.

58-Pedestres da Yakusa(com katanas):

X, X, BAIXO, R2, L2, CIRCULO, R1, CIRCULO, QUADRADO.

59-Garotas de programa pagam para sair com voce:

DIREITA, L2, L2, BAIXO, L2, CIMA, CIMA, L2, R2.

60-Recrutar qualquer pedestre com 9mm:

BAIXO, QUADRADO, CIMA, R2, R2, CIMA, DIREITA, DIREITA, CIMA.

61-Recrutar qualquer pedestre com lanca-foguetes:

R2, R2, R2, X, L2, L1, R2, L1, BAIXO, X.

62-Todos os carros com nitro:

ESQUERDA, TRIANGULO, R1, L1, CIMA, QUADRADO, TRIANGULO, BAIXO, CIRCULO, L2, L1, L1.

63-Todos os taxis com nitro e opcao de salto(L3):

CIMA, X, TRIANGULO, X, TRIANGULO, X, QUADRADO, R2, DIREITA.

64-Todos os carros sao pretos:

CIRCULO, L2, CIMA, R1, ESQUERDA, X, R1, L1, ESQUERDA, CIRCULO.

65-Carros flutuam quando batem:

QUADRADO, R2, BAIXO, BAIXO, ESQUERDA, BAIXO, ESQUERDA, ESQUERDA, L2, X.

66-Carros voadores:

QUADRADO, BAIXO, L2, CIMA, L1, CIRCULO, CIMA, X, ESQUERDA.

67-Dozer:

R2, L1, L1, DIREITA, DIREITA, CIMA, CIMA, X, L1, ESQUERDA.

68-Hunter:

CIRCULO, X, L1, CIRCULO, CIRCULO, L1, CIRCULO, R1, R2, L2, L1, L1.

69-Tanker:

R1, CIMA, ESQUERDA, DIREITA, R2, CIMA, DIREITA, QUADRADO, DIREITA, L2, L1, L1.

70-Relogio travado na meia-noite:

QUADRADO, L1, R1, DIREITA, X, CIMA, L1, ESQUERDA, ESQUERDA.

71-Tempestade:

R2, X, L1, L1, L2, L2, L2, CIRCULO.

72-Ceu laranja:

ESQUERDA, ESQUERDA, L2, R1, DIREITA, QUADRADO, QUADRADO, L1, L2, X.

73-Tempestade de areia:

CIMA, BAIXO, L1, L1, L2, L2, L1, L2, R1, R2.

74-Tempo ensolarado:

TRIANGULO, CIMA, CIMA, ESQUERDA, DIREITA, QUADRADO, CIRCULO, DIREITA.

75-Tempo nebuloso:

L2, BAIXO, BAIXO, ESQUERDA, QUADRADO, ESQUERDA, R2, QUADRADO, X, R1, L1, L1.

76-Todos os semafaros com sinal verde:

DIREITA, R1, CIMA, L2, L2, ESQUERDA, R1, L1, R1, R1.

77-Modo adrenaline:

X, X, QUADRADO, R1, L1, X, BAIXO, ESQUERDA, X.

78-CJ Magrinho:

Pressione Triangulo, Cima, Cima, Esquerda, Direita, Quadrado, Circulo, Direita.

79-Seu carro invulneravel e destruindo tudo o que tocar:

Pressione L1, L2, L2, Cima, Baixo, Baixo, Cima, R1, R2, R2.

80-Aviao de manobras:
Pressione Circulo, Cima, L1, L2, Baixo, R1, L1, L1, Esquerda, Esquerda, X, Triangulo.

81-Transforma tudo em praia:

Pressione Cima, Cima, Baixo, Baixo, Quadrado, Circulo, L1, R1, Triangulo, Baixo.

82-Super manobras na BMX:

Pressione Triangulo, Quadrado, Circulo, Circulo, Quadrado, Circulo, Circulo, L1, L2, L2, R1, R2.

83-Hovercraft:

Pressione Triangulo, Triangulo, Quadrado, Circulo, X, L1, L2, Baixo, Baixo.

84-Quadriciclo:

Pressione Esquerda, Esquerda, Baixo, Baixo, Cima, Cima, Quadrado, Circulo, Triangulo, R1, R2.

85-Peso maximo:

Pressione Triangulo, Cima, Cima, Esquerda, Direita, Quadrado, Circulo, Baixo.

86-Pular 10 vezes mais alto:

Pressione Cima, Cima, Triangulo, Triangulo, Cima, Cima, Esquerda, Direita, Quadrado, R2, R2.

87-Hydra:

Pressione Triangulo, Triangulo, Quadrado, Circulo, X, L1, L1, Baixo, Cima.

88-Para-quedas:

Pressione Esquerda, Direita, L1, L2, R1, R2, R2, Cima, Baixo, Direita, L1.

89-Jetpack:

Pressione L1, L2, R1, R2, Cima, Baixo, Esquerda, Direita, L1, L2, R1, R2, UP, Baixo, Esquerda, Direita.

90-Dirija como um profissional:

Pressione Triangulo, R1, R1, Esquerda, R1, L1, R2, L1.

91-Aumentar a velocidade do carro:

R1, R2, L1, L1, Esquerda, Baixo, Direita, Cima, Esquerda, Baixo, Direita, Cima.

92-Fazer todos os carros explodirem:

R2, L1, R1, L1, L2, R2, Quadrado, Triangulo, Circulo, Triangulo, L2, L1.

93-Carros andando sobre a agua:

Direita, R2, Circulo, R1, L2, Quadrado, R1, R2.

94-Transito agressivo:

R2, Circulo, R1, L2, Direita, R1, L1, R2, L2.

95-Mulheres de biquini carregam armas:

Direita, L1, Circulo, L2, Esquerda, X, R1, L1, L1, X.

96-Pedestres em protesto:

Baixo, Esquerda, Cima, Esquerda, X, R2, R1, L2, L1.

97-Freie ou vire melhor: Segure R1 para virar e frear melhor.

98-Limusine Love Fist:

R2, Cima, L2, Esquerda, Esquerda, R1, L1, Circulo, Direita.

99-Se suicidar:

Direita, L2, Baixo, R1, Esquerda, Esquerda, R1, L1, L2, L1

100-Super soco:

Cima, Esquerda, X, Triangulo, R1, Bola, Bola, Bola, L2

101-Veiculos flutuam quando tocados por outro veiculo:

Quadrado, R2, Baixo, Baixo, Esquerda, Baixo, Esquerda, Esquerda, L2, X

102-Todos os semaforos abertos (verdes):

Direita, R1, Cima, L2, L2, Esquerda, R1, L1, R1, R1

103-Todos os taxis com nitro:

Cima, X, Triangulo, X, Triangulo, X, Quadrado, R2, Direita

104-Carros rapidos e raros aparecem regularmente:

Cima, L1, R1, Cima, Direita, Cima, X, L2, X, L1

105-Carros voam como avioes:

Quadrado, Baixo, L2, Cima, L1, Bola, Cima, X, Esquerda

106-Pular bem mais alto com a bicicleta:

Triangulo, Quadrado, Circulo, Circulo, Quadrado, Circulo,Circulo, L1, L2, L2, R1, R2

107-Carro pula com L3:

Triangulo, R1, R1, Esquerda, R1, L1, R2, L1

108-Dozer:

R2, L1, L1, Direita, Direita, Cima, Cima, X, L1 Esquerda

109-Rhino (tanque):

Bola, Bola, L1, Bola, Bola, Bola, L1, L2, R1, Triangulo, Bola, Triangulo

110-Bloodring Banger:

Baixo, R1, Bola, L2, L2, X, R1, L1, Esquerda, Esquerda

111-Ranger:

Cima, Direita, Direita, L1, Direita, Cima, Quadrado, L2

112-Hotring Racer 1:

R1, Bola, R2, Direita, L1, L2, X, X, Quadrado, R1

113-Hotring Racer 2:

R2, L1, Bola, Direita, L1, R1, direita, Cima, Bola, R2

114-Romero:

Baixo, R2, Baixo, R1, L2, Esquerda, R1, L1, Esquerda, Direita

115-Stretch:

R2, Cima, L2, Esquerda, Esquerda, R1, L1, Bola, Direita

116-Trashmaster:

Bola, R1, Bola, R1, Esquerda, Esquerda, R1, L1, Bola, Direita

117-Caddy:

Bola, L1, cima, R1, L2, X, R1, L1, Bola, X

118-Tema Ninja (pedestres de preto com Katana, motos e carros pretos):

X, X, Baixo, R2, L2, Bola, R1, Bola, Quadrado

119-Recrute qualquer pedestre:

Baixo, Quadrado, Cima, R2, R2, Cima, Direita, Direita, Cima

120-Somente carros da zona rural na cidade:

L1, L1, R1, R1, L2, L1, R2, Baixo, Esquerda, Cima

121-Gang em todos os lugares (inclusive fora de LS):

Esquerda, Direita, Direita, Direita, Esquerda, X, Baixo, Cima, Quadrado, Direita

122-Trafego reduzido:

X, Baixo, Cima, R2, Baixo, Triangulo, L1, Triangulo, Esquerda

123-Gangs controlando as ruas:

L2, Cima, R1, R1, Esquerda, R1, R1, R2, Direita, Baixo

124-Pedestres malucos:

Baixo, Esquerda, Cima, Esquerda, X, R2, R1, L2, L1

125-Pedestres com armas:

R2, R1, X, Triangulo, X, Triangulo, Cima, Baixo

126-Motoristas agressivos:

R2, Bola, R1, L2, Esquerda, R1, L1, R2, L2

127-Tempestade de areia:

Cima, Baixo, L1, L1, L2, L2, L1, L2, R1, R2

128-Atirar de dentro do carro:

Cima, Cima, Quadrado, L2, Direita, X, R1, Baixo, R2, Bola

129-Smash boom:

L1, L2, L2, Cima, Baixo, Baixo, Cima, R1, R2, R2

130-Focan:

R2, O, R1, L2, Quadrado, R1, R2

131-Super Batida:

Quadrado, R2, Baixo, Baixo, Esquerda, Baixo, Esquerda, Esquerda, L2, X

132-Slug Magnet:

Quadrado, Direita, Quadrado, Quadrado, L2, X, Triângulo, X, Triângulo

133-Transar Com Duas Garotas_OBS:Tem Que Estar Com Uma Limo!

Cima, Esquerda, Direita, Baixo, Quadrado, R1, Quadrado, R1, Quadrado, R1, L1, X

134-Como fazer multiplayer com divisao no meio e cada um podera pegar um carro.
O codigo devera ser feito onde vai no multi ,antes de entras faça a sequencia:

Quadrado, Bola, R2, Cima, L1, Triângulo, Esquerda, Baixo, Bola, Quadrado, R1, R1, R1, L1, Esquerda, Direita, Esquerda, Diereita, Esquerda, Direita

135-Pedestres Asiáticos:

X, X, Baixo, L2, R2, Bola, R1, Bola, Quadrado
Para fazer os serviços comuns , entre em veículos específicos do ofício e pressione R3 para começar. Conheça todos os serviços e suas recompensas:

JUSTICEIRO:roube qualquer viatura e acabe com os criminosos indicados no radar até ultrapassar o nível 12 para subir a resistência do colete para 150.

BOMBEIRO:use um caminhão de bombeiro para apagar os incêndios da cidade. Ultrapasse o nível 12 para deixar CJ á prova de fogo.

PARAMÉDICO:dirija uma ambulância e leve as vítimas aos hospitais. Alcance o nível 12 para obter energia de 150.

TAXISTA:roube um táxi e tansporte 50 passageiros em uma só seqüência. Ultrapasse esta meta para deixar todos os táxis do game com sistema de nitro.

MAQUINISTA:entre em qualquer trem que estiver parado nas estações. Segure X para ganhar velocidade e aperte R1 a cerca de 400 metros da estação para conseguir tempo. Complete o nível 2 para ganhar $50 mil e aumentar sua porcentagem geral.

GIGOLÔ:arrume um carro de gigolô, como os modelos Broadway ou Pimpmobile, e leve as prostitutas aos pontos de encontro. Alcance o nível 10 para que elas paguem para sair com o seu personagem.
Para fazer os serviços comuns , entre em veículos específicos do ofício e pressione R3 para começar. Conheça todos os serviços e suas recompensas:

JUSTICEIRO:roube qualquer viatura e acabe com os criminosos indicados no radar até ultrapassar o nível 12 para subir a resistência do colete para 150.

BOMBEIRO:use um caminhão de bombeiro para apagar os incêndios da cidade. Ultrapasse o nível 12 para deixar CJ á prova de fogo.

PARAMÉDICO:dirija uma ambulância e leve as vítimas aos hospitais. Alcance o nível 12 para obter energia de 150.

TAXISTA:roube um táxi e tansporte 50 passageiros em uma só seqüência. Ultrapasse esta meta para deixar todos os táxis do game com sistema de nitro.

MAQUINISTA:entre em qualquer trem que estiver parado nas estações. Segure X para ganhar velocidade e aperte R1 a cerca de 400 metros da estação para conseguir tempo. Complete o nível 2 para ganhar $50 mil e aumentar sua porcentagem geral.

GIGOLÔ:arrume um carro de gigolô, como os modelos Broadway ou Pimpmobile, e leve as prostitutas aos pontos de encontro. Alcance o nível 10 para que elas paguem para sair com o seu personagem.

SAQUEADOR:após a missão Home Invasion, procure por um furgão igual ao da missão no estacionamento em El Corona. Entre no veículo á noite, vá ás casas indicadas e roube videogames, televisões e outros objetos de valor. Acumule $10 mil para aumentar seu progresso.

MOTORISTA DE BUMBA:ganhe dinheiro dirigindo um ônibus. Primeiro roube um com o nome Coach e comece a passear pela cidade parando nos pontos para pegar passageiros e liberar outros. Cada pedreste gera cinco dólares na sua conta.

SAQUEADOR:após a missão Home Invasion, procure por um furgão igual ao da missão no estacionamento em El Corona. Entre no veículo á noite, vá ás casas indicadas e roube videogames, televisões e outros objetos de valor. Acumule $10 mil para aumentar seu progresso.

MOTORISTA DE BUMBA:ganhe dinheiro dirigindo um ônibus. Primeiro roube um com o nome Coach e comece a passear pela cidade parando nos pontos para pegar passageiros e liberar outros. Cada pedreste gera cinco dólares na sua conta.